Fonte de energia renovável e sustentável, a luz solar tem ilimitado potencial de uso, principalmente em edificações. Para além dos já conhecidos módulos instalados nos telhados, o desafio é integrar essa tecnologia à arquitetura, sem deixar de lado a estética. Essa é a provocação que a arquiteta e urbanista Clarissa Debiazi Zomer faz na palestra Arquitetura gerando energia elétrica, agendada para o dia 2 de agosto no Refúgio da Artista, um dos 24 ambientes da mostra CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019. 

 

A proposta da especialista é discutir a tecnologia fotovoltaica e suas possibilidades de integração à arquitetura, com exemplos em que bons compromissos entre forma e função, estética e desempenho, foram atingidos. 

 

“A energia solar pode ser incorporada já na fase de concepção de um projeto e virar a própria arquitetura. É possível agregar beleza, sustentabilidade e eficiência energética sem comprometer o desempenho da tecnologia” diz ela. 

 

Clarissa integra o Grupo de Pesquisa Fotovoltaica da UFSC, é doutora em Engenharia Civil (Energia solar fotovoltaica integrada a edificações) e realiza um doutorado sanduíche em Cingapura (Solar Energy Research Institute of Singapore/ National University of Singapore). Segundo ela, hoje já existem tecnologias e diferentes cores de módulos de captação de energia solar que permitem um amplo número de opções para os projetistas. 

 

“É um campo a ser muito explorado ainda. Em geral, a instalação de módulos para geração de energia vem depois da casa projetada. Mas essa tecnologia pode ser melhor aproveitada se for concebida já no projeto. É inclusive mais barato”, ressalta.

 

Energia para carro na CASACOR Santa Catarina

Na mostra CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú é possível conhecer um exemplo de carport (cobertura de carro para estacionamentos), que poderá ser usado para carregar baterias de carros elétricos. O projeto é fruto da parceria entre a ENGIE, líder em geração de energia elétrica no Brasil e em soluções, e a Sunew, líder global na produção do Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV). O processo de geração de energia limpa será demonstrado com um carro elétrico Smart, em exposição em uma das áreas da Casa do Lago. 

 

“O interessante de projetos como esse é que a energia necessária para abastecer um veículo é exatamente a área de cobertura de uma garagem”, finaliza Clarissa. 

SERVIÇO:

O quê: Palestra Arquitetura gerando energia elétrica, com Clarissa Debiazi Zomer
Quando: 2 de agosto, às 19h00
Onde: ambiente Refúgio da Artista – CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú

(Rua Rouxinol, 153, bairro Ariribá, Balneário Camboriú/SC)
Quanto: R$ 50 / R$ 25 (Para meia entrada é necessário comprovante)
Informações: contato@casacorsc.com.br 

                          (48) 9 9938-3894

                          https://casacor.abril.com.br/mostras/balneario-camboriu/

 

Em destaque: Arquiteta Clarissa Debiazi Zomer  |  Foto: Arquivo pessoal