Independente da área de atuação da empresa, precisamos saber como ganhar mais dinheiro, gerar mais riqueza, mesmo em “épocas de crise”, buscando alternativas para superar as dificuldades enfrentadas na área do negócio em que já atuamos ou quem sabe até buscando novas alternativas.

No artigo anterior ressaltamos a importância do profissional de coaching financeiro dentro das empresas, tendo como papel fundamental trazer ao empresário clareza e reflexão das atitudes e decisões tomadas em relação ao dinheiro até então, assumindo de maneira saudável as consequências das escolhas realizadas e o caminho a ser traçado a partir desse reconhecimento.

Afinal, o dinheiro é ferramenta para ser usado a nosso favor, é meio para tudo, e fazer uso dele de forma consciente é fundamental. Independente da área de atuação da empresa, precisamos saber como ganhar mais dinheiro, gerar mais riqueza, mesmo em “épocas de crise”, buscando alternativas para superar as dificuldades enfrentadas na área do negócio em que já atuamos ou quem sabe até buscando novas alternativas.

O primeiro e mais importante passo é buscar conhecimento sobre educação financeira, analisando os aspectos que vem gerando lucro ou prejuizo dentro do seu negócio, muitas vezes o foco é tão grande em “faturar mais”, que acaba ficando de lado que é essencial olhar para tudo aquilo que já acontece e o que pode ser melhorado ou quem sabe até eliminando dentro da nossa empresa, consequentemente fazendo como que você ganhe mais.

O segundo é enxergar além da linha do horizonte, as empresas que vem dando a volta por cima e se destacando,mesmo em tempos não tão favoráveis, entenderam que o importante não é só olhar para o seu cliente de forma isolada e e sim olhar ao seu redor visualizando possíveis parcerias que podem complementar a entrega ao cliente, afinal, vivemos na era das conexões e não mais na era dos concorrentes.

Em suma, ressalto que sai na frente “ganhando dinheiro” a empresa que tem se planejado e se dedicado a oferecer muito mais que um produto ou um serviço, e sim aquela que fornece uma incrível e inesquecível experiência positiva, se expondo de forma inovadora e se mantendo presente na vida dos clientes.

No próximo artigo vamos falar sobre o segundo pilar para geração de riqueza: cuidar.

 

* Odinéia Silva, Administradora e coach financeira. Escreve bimestralmente educação financeira e gestão neste espaço. Siga: /odineiasilvacoach