As datas comemorativas ao longo do ano não são apenas motivo de alegria para quem deseja emendar alguns dias de folga. Para profissionais da área de vendas, por exemplo, elas também trazem preocupação em relação às metas estabelecidas. Menos dias úteis são sinônimo de trabalho acumulado e menos tempo para chegar ao resultado que se espera.

Para evitar o acúmulo de afazeres nos últimos dias do mês e garantir que a meta seja realizada, é importante unir planejamento com estratégia. Sempre acompanho essa preocupação nas empresas em que presto consultoria e trago algumas dicas neste contexto. A primeira delas é a revisão dos resultados do mês anterior. Com estes dados é possível ter uma visão global do que se conquistou até aqui e o que precisa ser feito nas próximas semanas.

Além disso, se o feriado é sinal de baixa nas vendas, o ideal é realizar um esforço extra já nos primeiros dias do mês. Uma abordagem mais qualificada, o retorno do contato com clientes mais antigos, o reenvio de propostas são algumas das ações que podem fazer toda a diferença.

Outra questão que precisa ser avaliada são as promoções temáticas. Um feriado pode ser a oportunidade para a empresa realinhar o estoque, dando vazão a itens acumulados com preços e prazos especiais ao consumidor. Essa estratégia traz dois benefícios: movimenta o mix e aumenta as vendas.

Por fim, revise semanalmente os resultados. Esse controle permite a criação de ações personalizadas, o acompanhamento eficaz das metas e mais conhecimento para o vendedor. Com estes cuidados, os feriados serão motivo de tranquilidade e não mais preocupação.

* Roberto Vilela, é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios. Escreve quinzenalmente neste espaço. Contato: roberto@megaempresarial.com.br.