Criada em um ambiente em que eram constantes as reuniões com familiares e amigos para uma boa conversa, sempre em torno de uma mesa arrumada com muito carinho e capricho, a arquiteta Angelita Koerich incorporou esse hábito ao dia a dia.

ARQUITETA ANGELITA KOERICH USA CONTA NAS REDES SOCIAIS PARA COMPARTILHAR DICAS SOBRE COMO COMPOR MESAS EM RECEPÇÕES


Criada em um ambiente em que eram constantes as reuniões com familiares e amigos para uma boa conversa, sempre em torno de uma mesa arrumada com muito carinho e capricho, a arquiteta Angelita Koerich incorporou esse hábito ao dia a dia, de uma forma ao mesmo tempo natural e intensa, a ponto de despertar a atenção de amigos, que a estimularam a compartilhar ideias e dicas e inspirar práticas semelhantes.

Foi assim que nasceu o endereço MesasbyAngie, uma conta no Instagram onde a empresária registra imagens de mesas com diferenciadas decorações, temáticas ou não, dicas de acessórios e de etiqueta e reflexões sobre as inúmeras formas de bem receber, sempre com uma linguagem simples, evidenciando o que ela considera ingrediente essencial para que esses encontros sejam agradáveis e prazerosos: a espontaneidade.[/vc_column_text]

“As pessoas estão cada vez mais ligadas ao lar e redescobrindo não apenas os prazeres da gastronomia, mas também da prática de receber amigos. Entretanto, muitos ainda acreditam que se trata de uma prática muito trabalhosa, o que não é verdade”, diz.

Receber bem, segundo ressalta, tem muito a ver com zelo, carinho e atenção e menos com sofisticação e, por isso, pequenos cuidados – como acessórios bem posicionados, velas e flores, objetos do ambiente que determinam aconchego, e a escolha dos pratos que serão oferecidos – influenciam diretamente na forma de servir um simples cafezinho no ambiente de trabalho ou organizar um evento mais elaborado.

A primeira postagem, em maio deste ano, trouxe um pequeno recado sobre a importância das reuniões à mesa para valorizar o convívio entre as pessoas.

Depois disso, uma sucessão de imagens de lindas mesas, sempre acompanhadas de textos com dicas simples que ensinam e, ao mesmo, tempo desmistificam o ato de receber pequenos grupos ou muitas pessoas, vêm, de forma espontânea, conquistando cada vez mais curtidas e seguidores.

[/vc_column][/vc_row]
Angelita Koerich, arquiteta

“Nunca me preocupei em realizar investimentos financeiros para divulgar a conta, mas me surpreendeu bastante o número de curtidas das postagens em relação ao número de seguidores, o que demonstra que estou esclarecendo dúvidas e instigando o interesse pela mesa posta e pelo hábito de receber em casa”, conta Angelita.

E a partir da hashtag mesasdefloripa, a empresária acompanha as experiências dos seguidores, que são estimulados a publicar fotos das mesas arrumadas em eventos próprios.

“Se a mesa estiver bem montada sob o aspecto de colocação dos acessórios, e de forma criativa e equilibrada, com certeza faço ‘reposts’”, acrescenta.

De forma natural, a grande quantidade de dicas e as belas mesas divulgadas no Instagram acabaram despertando o interesse dos seguidores em querer saber sempre mais, e a empresária já recebeu consultas sobre a possibilidade de realizar cursos sobre o tema.

“Há alguns anos ministrei um mini-curso sobre mesa posta em parceria com o Espaço Arte Eventos e foi uma experiência muito satisfatória. A partir das solicitações que continuam surgindo, planejo realizar neste segundo semestre um novo workshop, bem informal”, explica Angelita.

A ideia é dar muitas dicas e mostrar que atualmente existem várias maneiras de se conseguir a versatilidade em acessórios e decorações, sem que isso seja, necessariamente, dispendioso.

“A criatividade é algo que se desenvolve, e basta estar atento a tendências e aberto a novas ideias”, conclui.