Pioneiro entre os locais exclusivos de cerveja artesanal, Bier Vila, em Blumenau, deu origem a cervejaria e restaurante.

Pioneiro entre os locais exclusivos de cerveja artesanal, Bier Vila, em Blumenau, deu origem a cervejaria e restaurante

Há oito anos, o cenário cervejeiro nacional era bem diferente do que se vê atualmente – e o país tinha apenas 129 fábricas em atuação (hoje já passam de mil). E mesmo quando não se ouvia falar muito sobre o assunto, os empresários Ulysses Kreutzfeld e Valmir Zanetti resolveram investir em um espaço praticamente inédito no Brasil: um bar exclusivo de cerveja artesanal. Em 2011 fundaram a Bier Vila, em Blumenau, com o objetivo de promover o setor e dar visibilidade para marcas independentes. A missão foi cumprida e a casa se tornou referência no assunto – exibe em suas paredes, inclusive, diferentes prêmios nacionais. De lá prá cá, o negócio cresceu e deu origem a outros dois: a Cervejaria Blumenau e o Restaurante Seu Porco.

A visão empreendedora dos sócios nem sempre foi compreendida.

“Vimos muitos clientes irem embora porque não tínhamos disponíveis as marcas comerciais. Investimos muito na informação para trazer conhecimento aos visitantes. Aos poucos, o que era nosso maior problema, se tornou um diferencial”, explica Ulysses.

Zanetii comenta que a Bier Vila colaborou para o fortalecimento das artesanais na região.

“À medida que o público foi se familiarizando com a bebida, novos negócios foram surgindo. Temos muito orgulho de termos fomentado o setor não só no Vale Europeu, como no país”, diz.

Hoje, a casa é referência no Brasil quando o assunto é cerveja artesanal. São 40 torneiras de chope, que trazem opções regionais, nacionais e internacionais.

“A consolidação do negócio não veio do dia para a noite. Foi sendo conquistada aos poucos”, lembra Zanetti.

Neste ano, a previsão de crescimento no faturamento está em torno de 20%. E os investimentos não param.

“Buscamos sempre trazer melhorias para a casa. Seja na formação e capacitação dos colaboradores – cinco deles fizeram curso de sommelier –, na modernização e reaparelhamento de equipamentos e mobiliários”, enfatiza Ulysses.

ONDE ENCONTRAR: www.biervila.com.br

Cerveja Blumenau: presença em cerca de mil pontos de vendas no país

Sócios já estudam franquias

A relação da cervejaria e a Bier Vila vai muito além dos sócios. Isso porque a Cerveja Blumenau nasceu dentro da casa. Criada para ser um rótulo comemorativo do bar, em 2015, em poucos meses a bebida caiu no gosto do público e conquistou premiações internacionais. Estes foram motivos suficientes para que Valmir e Ulysses apostassem em uma marca artesanal. Hoje, a Cerveja Blumenau já soma 24 medalhas em seus rótulos (já são mais de 15 de linha) e está em cerca de mil pontos de venda de todo o Brasil. O parque fabril tem capacidade produtiva de 120 mil litros ao mês.

A paixão dos clientes da Bier Vila pela carne suína inspirou os sócios a investirem em outro empreendimento, se aliando ao chef Richard Ricelle. A casa especializada nesta proteína, o Seu Porco, abriu suas portas em agosto de 2019, trazendo um conceito único para a cidade. A rotisseria conta com sanduíches, pratos e petiscos exclusivos, além de uma carta de chopes e drinks. O sucesso do espaço é refletido não só pela aceitação do público: em dois meses de funcionamento, o estabelecimento já conta com propostas de franquia.

“Quando criamos o Seu Porco, já pensávamos em expandir. Estamos estudando algumas possibilidades para levar o empreendimento para outros locais”, comenta Ulysses.

A ideia de ampliar os negócios não fica apenas para o restaurante. Os sócios avaliam que, futuramente, a Bier Vila também poderá se transformar em um modelo de franquia.

Em destaque: Bier Vila: expectativa de incremento de 20% na receita neste ano  |  Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação