Não chega a ser uma novidade o fato de que a crise que se instalou no Brasil, especialmente a partir de 2013, fez com que muitas empresas buscassem se reinventar como forma de driblar os efeitos da instabilidade econômica e encontrar novos rumos para os negócios.

EM MENOS DE 2 ANOS ATUANDO EM NOVO NICHO DE MERCADO, A BBS DECORA TEM CRESCIMENTO RÁPIDO E PLANEJA EXPANSÃO


Não chega a ser uma novidade o fato de que a crise que se instalou no Brasil, especialmente a partir de 2013, fez com que muitas empresas buscassem se reinventar como forma de driblar os efeitos da instabilidade econômica e encontrar novos rumos para os negócios.

Mas o que chama atenção nas estratégias adotadas e decisões tomadas pelos empresários Lucas Andres, Enrique Mantovani e Daniel Tiscornia, sócios da BBS Decora – empresa que se dedica à fabricação de peças exclusivas de decoração e brindes personalizados -, é a mudança profunda no campo de atuação, o crescimento rápido em um curto espaço de tempo, principalmente no que diz respeito ao portfólio de produtos fabricados e clientes conquistados, e os planos de expansão.

Entre 2013 e o início de 2016, a empresa trabalhava com o licenciamento e produção de cachecóis para times de futebol, mas a limitação de produtos comercializados e a queda nas vendas colocaram os sócios em alerta. A solução foi buscar novas alternativas para manter a BBS saudável e atuante no mercado.

“Fizemos uma pesquisa sobre produtos e materiais e elaboramos um plano de negócios para investir no segmento de peças decorativas, que se mostrava estável no momento. Adquirimos a máquina de corte a laser e fomos preparando o ambiente para a mudança de ramo”, conta Mantovani.

Importado da China, o equipamento (que possibilita cortes delicados e detalhados em MDF, acrílico, couro e uma infinidade de outros materiais) demorou cinco meses para chegar ao Brasil, e durante esse tempo os sócios concentraram esforços na elaboração de projetos e prospecção de clientes.[/vc_column_text]

Os sócios Lucas Andres, Daniel Tiscornia e Enrique Mantovani

Atualmente, a BBS conta com cerca de 4 mil produtos em seu portfólio, que inclui luminárias (todas com certificação do Inmetro), quadros, porta-chaves, suporte para controles, celulares e fones de ouvido, frontões para prateleiras e molduras recortadas (principalmente em MDF e acrílico), todos passíveis de personalização, o que possibilita, inclusive, o uso como brindes.

E, segundo Mantovani, a inclusão de novos produtos é praticamente semanal e, nesse processo, o retorno e demanda dos clientes têm sido fundamentais, contribuindo com aproximadamente 70% das propostas de novas peças e modificações realizadas.

Apesar do grande volume de produtos, os sócios planejam um crescimento amparado no amadurecimento gradual da empresa, especialmente no que diz respeito à capacidade de atendimento e desenvolvimento de novas linhas de produtos.

Por isso, por exemplo, a BBS vem ampliando gradativamente sua participação nas mídias sociais. A maior parte dos clientes é formada por lojistas e distribuidores catarinenses (só em Florianópolis já são aproximadamente 30), mas, de acordo com Lucas Andres, já foram realizadas vendas para o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

“Nosso foco são as vendas no atacado, o que corresponde a aproximadamente 95% dos negócios realizados, mas também já recebemos pedidos de clientes finais, que buscam, normalmente, um presente especial e personalizado”, conta.

Em qualquer um dos casos, segundo explica, o importante é manter a proximidade com os clientes, para identificar e interpretar necessidades e apresentar respostas rápidas aos questionamentos e demandas.

“Esse é um dos grandes diferenciais da BBS, e nossa empresa aposta na qualidade e na personalização dos produtos como forma crescer, seja ela solicitada por lojistas ou pelo cliente final”, acrescenta Tiscornia.

Para os próximos meses os planos dos sócios incluem a ampliação do número de produtos oferecidos, a utilização de novos materiais (metal e couro, inclusive), o aprimoramento de uma série de protótipos de móveis e, a partir disso, a criação de uma linha completa de peças com padronagens específicas para compor ambientes completos.

“Desde que começamos a atuar temos identificado um grande espaço para a comercialização de produtos criativos, diferenciados e de qualidade, e isso nós oferecemos”, finaliza Enrique Mantovani.

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