O ano era 1978 quando o empreendedor Orlando Zeno Pamplona se deparou com a necessidade de recomeçar a vida após perder a empresa que tinha na época em um incêndio.

BLUMENAL ILUMINAÇÃO COMEMORA QUATRO DÉCADAS COM CRESCIMENTO MÉDIO DE 15% NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS


O ano era 1978 quando o empreendedor Orlando Zeno Pamplona se deparou com a necessidade de recomeçar a vida após perder a empresa que tinha na época em um incêndio. Mudou de ramo e decidiu iniciar a produção de luminárias em estilo colonial, com um processo exclusivo de cobreamento.

A ideia deu certo e, quarenta anos depois, a iniciativa se tornou uma das principais indústrias do segmento no país. A Blumenau Iluminação continua sendo administrada pela família do fundador e hoje se fortalece graças à variedade de produtos e a ampliação geográfica da operação.

Já são mais de 1,2 mil itens no mix – que ainda conta com a linha Colonial, a primeira da companhia, além de uma linha completa de produtos LED, pendentes, plafons e luminárias decorativas.

Além dos mais de 5 mil pontos de venda nacionais, há ainda comercialização para a América Latina e a produção baseada em um crescimento sustentável: média de 15% ao ano desde 2015. Manter este resultado e uma empresa consolidada, de acordo com o presidente Renato Medeiros, foi desafiador.

“Em 40 anos nunca tivemos momentos fáceis e a estratégia sempre foi a inovação somada a um árduo trabalho. Passamos pela crise do apagão em 2001, com alto volume de lâmpadas fluorescentes compactas entrando no mercado e a diminuição das incandescentes, chegando até a sua proibição há algum tempo.

A entrada da China somada a desindustrialização do Brasil foi outro ponto forte de mudança de cultura e reinvenção. Além da chegada do LED alguns anos atrás e a posterior certificação de lâmpadas pelo Inmetro. Em 40 anos os desafios foram inúmeros e continuarão sendo. Temos muito orgulho de nos mantermos fortes e em crescimento passando por todos estes cenários, nos inovando todos os dias”, diz.

[/vc_column_text]

A produção nacional também se destaca e a qualidade da Blumenau é conferida em diversos testes realizados em laboratório próprio. O espaço também é utilizado para validar a qualidade de itens importados, que passam por rigoroso controle da equipe de especialistas da marca antes de chegarem ao consumidor final.

[/vc_column][/vc_row]
Renato Medeiros, presidente

SUSTENTABILIDADE NO RADAR


Além da extensa área verde que engloba o parque fabril da marca, a Blumenau Iluminação investe em ações de preservação do meio ambiente. Da água que abastece a fábrica às canetas do escritório, são diferentes ações de impacto.

A primeira está ligada diretamente à área de atuação da marca. Associada ao programa Reciclus, iniciativa nacional para descarte correto das lâmpadas, garante o retorno e destinação correta dos produtos que comercializa. A fabricação também é responsável.

Duas caixas d’água com capacidade de armazenamento de 100 mil litros abastecem a indústria por até 15 dias. O recurso é utilizado tanto em processos de produção quanto em jardinagem, manutenção de lagos e limpeza dos banheiros.

Um espaço específico para coleta de materiais também foi criado na companhia. Somente no ano passado, mais de 139 toneladas de materiais foram destinadas para a reciclagem. São aceitos vidros, plástico, bateria de carro, aço e alumínio.

Na área administrativa, até mesmo grampos, lápis e canetas voltam à cadeia de produção, por meio de parceria com marcas do segmento que realizam logística reversa.