A Feira dos Países, em sua terceira edição em Jurerê – Florianópolis, oferece rica viagem cultural por 14 países por de peças artesanais, reunidas em um só lugar. Os trabalhos artesanais representam muito mais que a essência do artesão e seu lado artístico, eles contam histórias e mostram valores de toda uma cultura, com crenças, costumes e tradições.

História, arte e cultura podem ser conferidas até o próximo domingo (14) em evento gratuito


A Feira dos Países, em sua terceira edição em Jurerê – Florianópolis, oferece rica viagem cultural por 14 países por de peças artesanais, reunidas em um só lugar. Os trabalhos artesanais representam muito mais que a essência do artesão e seu lado artístico, eles contam histórias e mostram valores de toda uma cultura, com crenças, costumes e tradições. Arte e cultura estão fortemente conectadas e podem ser apreciadas até o dia 10 de fevereiro, das 17h à meia-noite. O evento que tem visitação gratuita reúne quase 30 expositores.
Conforme uma das organizadoras, Carolina Ribeiro, mais de 10 mil peças de altíssima qualidade estarão disponíveis para venda na Feira dos Países; os valores variam entre R$ 5,00 e R$ 10 mil.

“A maioria das peças foram produzidas por famílias e comunidades que vivem da arte que fabricam, e na maioria dos estandes são os próprios artesãos que recepcionam os visitantes”, explica a organizadora. Os artesãos vêm de seus países de origem especialmente para a Feira.

No evento é possível encontrar uma grande variedade de artesanato: peças de decoração, acessórios, bijuterias, luminárias, cerâmicas, sandálias, joias, móveis, tecidos, colchas, almofadas, entre outros objetos. Conforme Lourdes Makowiecky, também organizadora, além ser uma ótima oportunidade para adquirir peças artesanais, a Feira dos Países proporciona um mergulho na cultura de cada país representado por seus artesãos locais. “O objetivo é valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse e a admiração dos visitantes em relação aos costumes e a cultura dos países presentes, como Índia, Turquia, Senegal, Egito, entre outros”, destaca Lourdes.

 

Confira um pouco do que alguns expositores trouxeram para o evento:

O Peru está presente com roupas típicas em lã de alpaca e lhama, além de cachecóis, levando também, espelhos decorativos, cerâmicas que representam o dia a dia dos camponeses peruanos, presépios típicos, mochilas e acessórios.

A Turquia mostra lustres, pratos decorativos, porta velas, cerâmicas e olho Turco – também conhecido como olho grego.
Madagascar, representado por Cheikh Ahmed Ahmed Tidiane Sene, traz a sua cultura representada por joias de design único com pérolas barrocas, esmeraldas, turmalinas, rubis, coral e lápis lazuli.

A Índia traz acessórios, colchas, móveis em madeira teka, além de lindos objetos de decoração produzidos artesanalmente.
O Senegal está presente com uma diversidade de tecidos e roupas coloridas, além das máscaras exóticas.

 

SERVIÇO
O quê: Feira dos Países – edição Jurerê
Quando: até domingo (10/2), das 17h à meia-noite
Onde: Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho, em Jurerê (ao lado do Food Park Jurerê Vila Gastronômica)
Quanto: Gratuito

 

Foto: Divulgação