Não vai demorar muito para as frases típicas de “esse ano passou voando” começarem a circular nas rodas de conversa. E você deve se preocupar com esse momento se não houver vestígio de planejamento para a sua carreira e empresa levando em consideração o novo ano.O tempo passa voando, é verdade, mas só vai trazer incertezas se você estiver despreparado.

Uma das características muito presentes na minha rotina, seja ela profissional ou pessoal, é o planejamento. Mesmo com viagens frequentes e trabalhos que surgem ao longo do ano, sempre tenho em mãos um planejamento prévio anual, que começo a elaborar muito antes de dezembro bater à porta. Na corrida, esporte que pratico regularmente, defino as provas que irei participar ao longo dos próximos 12 meses e garanto assim um calendário consolidado.

Para muita gente pode parecer excesso de cuidado ou preocupação demasiada com o futuro. Para mim – e para a maioria dos empreendedores de sucesso – o planejamento é o passo inicial e essencial para que as ações tragam bons resultados.

Não vai demorar muito para as frases típicas de “esse ano passou voando” começarem a circular nas rodas de conversa. De fato, 2019 está quase no fim e 2020, que parecia tão distante, já é quase uma realidade. E se tem uma coisa que você deve fazer é se preocupar se, ao faltar pouco mais de três meses para essa virada anual, não há ainda nem vestígio de planejamento para a sua carreira e empresa levando em consideração o novo ano.

É fato que só conseguimos atingir determinado objetivo se ele estiver claro. E para isso é preciso estudar, levar em consideração os resultados deste ano e o que é possível fazer para performar em 2020. Não há mais tempo hábil para deixar pra lá, esperar mais um pouco. O tempo passa voando, é verdade, mas só vai trazer incertezas se você estiver despreparado.

Além de garantir assertividade nas ações, mais resultado com menos esforço e mais confiança do próprio mercado, um bom planejamento traz transparência às relações de trabalho. Sua equipe vai agir muito melhor se souber do planejamento da empresa. Sua família pode ter mais harmonia se todos tiverem um objetivo em comum ou mesmo respeitarem o planejamento individual de cada um. O que não podemos fazer é manter o velho hábito de empurrar com a barriga, ver a vida passar pela janela enquanto outros – especialmente o nosso concorrente mais bem programado – aproveitam os benefícios de uma vida bem planejada.

Já desenhou seus objetivos para 2020?

* Roberto Vilela, é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios. Escreve quinzenalmente neste espaço. Contato: roberto@megaempresarial.com.br.