Serão 45 dias num motorhome, circulando por capitais e cidades do interior de doze estados brasileiros em busca de cases de economia criativa. Registros serão o start do projeto Transformação Criativa.

Serão 45 dias num motorhome, circulando por capitais e cidades do interior de doze estados brasileiros em busca de cases de economia criativa. Registros serão o start do projeto Transformação Criativa.

O casal de empresários criativos Alex Lima e Natália Montibeller, ela grávida de cinco meses da pequena Emília, mais Tainha, a pet da família, e dois videomakers, Tami e Walter, passarão 45 dias num motorhome circulando por capitais e pelo interior de doze estados brasileiros buscando cases de economia criativa que farão parte de um registro inspirador. Este será o start do projeto Transformação Criativa, um movimento que parte da expedição e depois seguirá como projeto de vida da família.

A equipe partiu de Florianópolis no domingo, 25 de agosto,  e retornará ao mesmo ponto no início de outubro, trazendo na bagagem histórias de pessoas que surpreendem,  criando soluções para fazer a economia girar e, por que não dizer, são capazes de inspirar.

A ideia de fazer esta imersão pelo Brasil criativo surgiu quando Alex e Natalia estavam nas Filipinas e sentiram como o povo daquele país era rico em adaptar as condições limitadas do cotidiano e transformar a dificuldade em, no mínimo, alegria e motivação.

“Sentir aquelas pessoas vibrando criatividade e, consequentemente amor e otimismo, tornando qualquer dificuldade transponível, foi uma lição prática de como ser criativo pode gerar renda de qualidade, pois é uma renda que agrega valor pessoal. Além disso, foi inspirador ver a satisfação de um povo que vive feliz apesar de qualquer dificuldade”,

explica Natália, engenheira que especializou-se em vendas e sempre foi muito apaixonada por pessoas. A integrante do projeto, que quase não saiu do papel quando, logo no começo do planejamento da viagem, ela descobriu que estava grávida, sentiu ainda mais força pra seguir adiante levando a pequena Emília para complementar a equipe nesta aventura que vislumbra, também, um futuro melhor para a filha.

Com um roteiro que vai da megalópole São Paulo à icônica Chapada dos Veadeiros, passando por Brumadinho, Sertão do Cariri, Paraty e outras cidades pequenas e grandes, a equipe prevê o contato com realidades distintas de um mesmo país criativo por excelência. As vivências em cada chegada e a participação em alguns eventos importantes do cenário criativo nacional, como o Nexus Summit (em São José dos Campos) e o Hack Town (em Santa Rita do Sapucaí) – além de outros que serão co-criados com parceiros no trajeto – ,  serão a matéria prima para seis horas de vídeo, oito horas de áudio e 36 vídeos de 15 minutos, que alimentarão um ano de conteúdo pós chegada com demais desdobramentos.

Para Alex Lima, fundador da Glóbulo há 13 anos, e um nome conhecido quando o assunto é repensar e resignificar marcas,

“Economia criativa é o futuro, a criatividade vai ser uma moeda valiosa quando entendermos que a capacidade individual do ser humano de produzir soluções, em especial do brasileiro, pode movimentar a economia, aparentemente de forma micro, mas, no contexto geral, numa mobilização macro”.

Responsável por trazer pela primeira vez para Florianópolis, em abril deste ano, o Dia Mundial da Criatividade, evento Global com chancela da ONU, Alex é um dos precursores do incentivo à economia criativa no Estado.

Parte importante do projeto, a videomaker Tami de Lara, é um nome expressivo na arte visual de Santa Catarina e soma quatro projetos desenvolvidos via Lei de Incentivo à Cultura. Ela esteve na X Mostra de Arte Brasileira em Dubai e, apesar de jovem, é experiente na arte de narrativas orgânicas, com um olhar bem particular e artístico sobre a captação de imagem que dar personalidade ao registro da Expedição Transformação Criativa.

“Esse é um projeto de vida, não só da minha, como das pessoas que encontraremos pelo caminho, e que vai me permitir um novo olhar sobre como a economia criativa converge com cada lugar e suas peculiaridades, e é muito gratificante poder traduzir este olhar em fotos e vídeos”, resume Tami.

Walter, que completa a equipe, é publicitário, jovem empreendedor e acredita que seu envolvimento com o projeto Transformação Criativa é uma quebra de paradigmas e uma oportunidade para reconstrução de pensamentos e ideias.

Confira um pouco mais da equipe e o roteiro que poderá ser acompanhado de perto nos canais @transcriativa

 

Roteiro: (sujeito a alterações criativas)

25/08: Florianópolis (SC) -> Curitiba (PR)

26/08: Curitiba (PR)

27/08: Curitiba (PR)  ->  São José dos Campos (SP)

28/08: São José dos Campos (SP)

29/08: São José dos Campos (SP)

30/08: São José dos Campos (SP) -> São Paulo (SP)

31/08: São Paulo (SP)

01/09: São Paulo (SP)

02/09: São Paulo (SP) ->  São José dos Campos (SP)

03/09: São José dos Campos (SP) ->Campos do Jordão (SP)

04/09: Campos do Jordão (SP) -> Santa Rita do Sapucaí (MG)

05/09: Santa Rita do Sapucaí (MG)

06/09: Santa Rita do Sapucaí (MG)

07/09: Santa Rita do Sapucaí (MG)

08/09: Santa Rita do Sapucaí (MG) -> Brumadinho (MG)

10/09: Brumadinho (MG)

11/09: Brumadinho (MG) -> Belo Horizonte (MG)

12/09: Belo Horizonte (MG)

13/09: Belo Horizonte (MG)

14/09: Belo Horizonte (MG) -> > Brasilia (DF)

15/09:  Brasíia (DF)

16/09: Brasília (DF) -> Veadeiros (GO)

17/09: Vendeiros (GO) -> Chapada da Diamantina (BA)

18/09: Chapada da Diamantina (BA)

19/09: Chapada da Diamantina (BA)

20/09: Chapada da Diamantina (BA) -> Pernambuco

21/09: Interior Pernambuco / Sertão Cariri (PE)

22/09: Interior Pernambuco / Sertão Cariri (PE)

23/09: Interior Pernambuco / Sertão Cariri (PE)

24/09: Recife (PE)

25/09: Recife -> Maragoji (AL)

26/09: Maragogi (AL)

27/09: Aracaju (SE)

28/09: Aracaju (SE)

29/09: Aracaju (SE) -> Salvador (BA)

30/09: Salvador (BA)

01/10: Salvador (BA)

02/10: Salvador (BA) -> Vitória (ES)

03/10: Vitória (ES)

04/10: Vitória (ES)

05/10: Vitória (ES)

06/10: Parati (RJ)

07/10: Parati (RJ)

08/10: Parati (RJ)

09/10 Florianópolis (SC)

Em destaque: Valter, Tami, Natalia, Alex, Tainha e o motorista, Sandro  |  Foto: Kalyta Camargo/Divulgação