Concurso promovido pela revista Kaza em parceria com o Shopping Casa & Design destaca trabalho de profissionais de arquitetura, design e interiores por meio de votação técnica, de lojistas e de internautas.

Concurso promovido pela revista Kaza em parceria com o Shopping Casa & Design destaca trabalho de profissionais de arquitetura, design e interiores por meio de votação técnica, de lojistas e de internautas.

Cinco escritórios de arquitetura da Grande Florianópolis são os vencedores do prêmio Top 100 Kaza, promovido pela revista Kaza em conjunto com o Shopping Casa & Design, que escolheu os melhores projetos de arquitetura e design de interiores por meio de júri técnico, comissão de mídia e voto popular nas redes sociais.

Sala Man, projeto da IRC Arquitetura | Foto: Ronald Pimentel/Divulgação

Os premiados em 2019 são os escritórios Cristina Florentin, IRC Arquitetura, Mariana Pesca, Marina Paulo e Rosas Arquitetos Associados. 

Ao todo foram 39 projetos inscritos, número recorde desde que o concurso começou a ser realizado na região, há 13 anos. Os vencedores agora se preparam para receber o prêmio junto a outros escritórios do país em evento que acontece no mês de outubro, em Punta Cana (República Dominicana), além de terem seus trabalhos publicados na revista Kaza.

Living Elegância & Aconchego, projeto da arquiteta Cristina FloretinFoto: Rudi  Razador/Divulgação

Os cinco projetos foram escolhidos por meio de votação aberta nas redes sociais, pela equipe de jurados – representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) e jornalistas especializados – além de uma comissão de lojistas do Shopping Casa & Design.

“O concurso, que é realizado há 13 anos na região, já se consolidou como um importante referencial para destacar o trabalho feito pelos profissionais da região. Esta avaliação diversificada, que envolve especialistas, lojistas e público em geral, reforça a credibilidade do processo e valoriza ainda mais os projetos vencedores”, comenta Celso Furtado de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design. 

Entre os vencedores, estão escritórios já consolidados na região e também novos participantes.

“Ficamos realizadas em comemorar os dois anos de nosso escritório com essa conquista. Estar entre os escritórios Top 100 no Brasil significa um grande passo na carreira, já que este prêmio reforça nossa atuação profissional e valoriza ainda mais nossa atuação no mercado”, comenta Elizabeth Isidoro, sócia do IRC Arquitetura. 

Para Cristina Florentin, a conquista no Top 100 Kaza

“vem como reconhecimento para coroar um ciclo de bastante dedicação e comprometimento com nossos clientes, parceiros  e fornecedores e, sem dúvida, representa um estímulo para continuar trabalhando enfrentando novos desafios”. 

Slow Living, projeto da arquiteta Marina Paulo | Foto: Pedro Caetano/Divulgação

“Acredito em uma arquitetura e em um estilo de vida com menos coisas e mais leveza, conforto e naturalidade. Por isso, é uma grande alegria fazer parte dos TOP 100 do Brasil e conseguir mostrar os valores e premissas que tenho desenvolvido ao longo da minha carreira”, comenta Marina Paulo. 

Casa Open Space, projeto do escritório Rosas Arquitetos | Foto: Lio SImas/Divulgação

 

Valorização além do prêmio

Rafael Monteiro, sócio do escritório Rosas Arquitetos, destaca a oportunidade que o Top 100 Kaza oferece para divulgar o trabalho dos profissionais em nível nacional.

“Sabemos que participam desse concurso ótimos escritórios também com belos trabalhos, e isso eleva o nível do desafio”, resume. 

A arquiteta Mariana Pesca, que comemora a escolha no Top 100 Kaza pelo segundo ano consecutivo, reforça a importância de “abrir fronteiras” com a conquista.

“Não só a premiação, mas toda a divulgação que se dá com ela leva o nosso trabalho além dos limites geográficos em que nos encontramos, ao ponto de já termos atendido clientes de outros estados, vindo dessas publicações. Acreditamos que concursos são formas democráticas de premiações e estamos muito felizes”.

Como opina o professor Carlos Alberto Barbosa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIVALI e jurado do prêmio Top 100 Kaza nos últimos três anos:

“o concurso de projeto é sem dúvida a maneira mais democrática de se escolher uma solução para um problema de arquitetura ou urbanismo ou mesmo de se avaliar e comparar a qualidade de uma determinada produção de projetos”.

Em destaque: Refúgio LK , projeto assinado pela arquiteta Mariana Pesca, vencedora do Top 100 Kaza pelo segundo ano consecutivo  | Foto: Mariana Boro/Divulgação