A EdTech (Education Technology), mercado de soluções digitais para educação, é um dos mais promissores na área tecnológica, com perspectiva de crescimento global de 17% ao ano até 2020, de acordo com relatório da EdTechXGlobal.

Grupo com sede em Florianópolis já abriu escritório em Portugal prepara-se para o mercado chinês


A EdTech (Education Technology), mercado de soluções digitais para educação, é um dos mais promissores na área tecnológica, com perspectiva de crescimento global de 17% ao ano até 2020, de acordo com relatório da EdTechXGlobal. No Brasil, o DOT digital group é protagonista e referência no setor. A empresa teve origem em 1996 no bem-sucedido ecossistema de inovação de Florianópolis e já capacitou mais de 5 milhões de pessoas com estratégias para a educação corporativa e a educação formal. Com sede na capital catarinense e escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o DOT conta atualmente com 300 colaboradores e aposta na internacionalização da marca com abertura de operações em Portugal e na China.

O processo de internacionalização começou com a abertura de um escritório em Portugal. A filial é a porta de entrada para o mercado europeu e foi viabilizada em parceria com o grupo português Vantagem+, que tem mais de 20 anos de atuação no mercado de capacitação corporativa presencial. No momento, o DOT se prepara para entrar no mercado chinês. O presidente e fundador do grupo, Luiz Alberto Ferla (foto), esteve no país no início de novembro para participar da China International Import Expo (CIIE 2018), em Xangai. “Percebemos o quanto nossos produtos são competitivos mundialmente e voltamos ao Brasil já com alguns projetos para o mercado chinês. A China tem 1,4 bilhão de pessoas, entre elas, muitos jovens que buscam capacitação para se aprimorar”, conta o executivo.

Engenheiro e administrador, Ferla começou a apostar em educação digital em 1996 com a criação, em Florianópolis, do Instituto de Estudos Avançados (IEA), origem do DOT. Para ele, romper com o padrão de uma realidade onde poucos detêm o conhecimento é uma das maiores vantagens de aliar a tecnologia à educação. “A tecnologia possibilita capacitar em larga escala e acompanhar o engajamento e desempenho em tempo real”, destaca. O executivo acredita que a educação será cada vez mais portátil, personalizada e onipresente. “A aprendizagem estará nas mãos dos alunos, que terão o controle sobre o quê, quando, onde e como aprender”, afirma.

Um dos principais diferenciais do DOT digital group é oferecer soluções completas, de ponta a ponta. Além de desenvolver plataformas tecnológicas customizadas de acordo com o objetivo do cliente, a empresa disponibiliza serviços de captação e retenção de alunos, diagnóstico e definição da estratégia de ensino mais adequada; produção de conteúdo em diferentes formatos como vídeo, e-books, game, quiz e infográficos; consultoria na escolha das tecnologias necessárias para apoiar o conteúdo; e acompanhamento online do usuário com central de tutoria e monitoria. Para isso, a empresa dispõe de uma equipe de profissionais de diferentes áreas, do cientista de dados a jornalistas. Entre os clientes do DOT estão empresas como Honda, Natura, Tivit, Engie, Copel, C&A, Santander, Algar Tech, Sebrae SC, Senar Nacional e Senar Goiás.

 

Em destaque: Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT. Foto: Rogério Amendola