Este ano a Feira ampliou a programação cultural, passa a ter um espaço especialmente voltado às crianças. Evento acontece dias 17 e 18 de agosto no CIC, em Florianópolis. 

Arquiteto Guto Requena é um dos destaques do evento, que acontece de quarta a sexta-feira (14 a 16 de agosto), no CasaHall Design District, em Balneário Camboriú.

Começa nesta quarta-feira (14/08) a 3ª edição da Design Days, evento que em três dias disponibilizará uma programação plural, com palestras, oficinas e instalações para que o público faça uma imersão no universo da arquitetura, arte e do design, nas suas diferentes formas. Única semana de design catarinense, a Design Days acontece na Casahall Design District (que também é a idealizadora do evento), em Balneário Camboriú. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do evento ( www.designdays.com.br ). 

Para compartilhar experiências profissionais no mercado do design, principalmente de produto, a organização do evento selecionou nomes que são referência na área, com o desenvolvimento de projetos singulares e muitos deles reconhecidos em premiações importantes do segmento. Uma das presenças mais aguardadas é, sem dúvida, a do arquiteto Guto Requena, que conquistou o Architizer A+Awards 2019, premiação internacional que reconhece e valoriza o melhor da arquitetura e design no mundo.

Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, do Furf Design | Foto: Daniel Katz

Outro exemplo é o Furf Design, de Curitiba (PR), que tem à frente Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner. O estúdio escreve história por ter projetado o único produto com as três maiores premiações mundiais de design. A Confete – primeira capa de prótese de perna produzida em escala no mundo, criada pela dupla em 2016  – conquistou o Best of the Best, no aclamado prêmio alemão Red Dot, o Leão de Cannes em Product Design e o iF 2018.

 

“Ela une uma inovação totalmente disruptiva com uma simbologia democraticamente compreensível. Hoje, ela (a Confete) é a opção mais acessível em 19 países, e no Brasil é gratuita pelo SUS e INSS. É um design inclusivo e não exclusivo”,

 

destacam os autores da peça premiada e que participam da programação da Design Days, no dia 14 de agosto com o bate-papo sobre “Como desenhar o futuro”.

Confete, a primeira capa de prótese de perna produzida em escala no mundo.

 

No segundo dia (quinta-feira, 15/08) é a vez do designer, marceneiro e skatista Régis Padilha, de Canela (RS), falar sobre a sua trajetória como designer autoral e também em parceria com indústrias moveleiras nacionais, entre elas, a Sierra Móveis. Com a grife, Padilha já participou em 2018 do iF Awards Design, onde foi finalista com a Poltrona Jozzia, a mesma levada para a expo da Brazil SA em Milão, durante o Salão Internacional do Móvel.

André e Felipe, do Mula Preta.

O duo do Mula Preta – formado pelo designer André Gurgel e pelo arquiteto Felipe Bezerra, ambos naturais de Natal (RN) -, fecha a segunda noite do evento. Com uma abordagem fluída, os profissionais vão falar sobre a história da empresa, a sinergia com o desenvolvimento de produtos, as inspirações e qual a visão deles do presente e do futuro do design no Brasil. Na oportunidade pretendem sortear aos presentes duas miniaturas assinadas por eles.

A troca de ideias com experientes profissionais do design segue ainda na sexta-feira (16/08), com a participação do catarinense Richard Gohr, que falará sobre o seu processo criativo e a relação que ele tem com o desenvolvimento de produtos em grande escala industrial.

“Também quero abordar a nova forma de comercialização de produtos depois da internet”,

pontua o designer e arquiteto, que hoje também atua em projetos arquitetônicos e de interiores, na LOGOarquitetura, com sede em Blumenau.

 

Guto Requena fecha o Design Days

Fechando 3ª edição da Design Days com chave de ouro, um encontro com o arquiteto Guto Requena. A partir da temática “Esculpindo Memórias: Design e Comportamento na Era Digital”, serão abordados tópicos referentes ao universo digital e suas relações com novos modos de vida, que são a base para se entender os rumos do design, urbanismo e de comportamento nos tempos atuais. Guto irá mostrar ainda a produção recente de projetos do Estúdio Guto Requena, com foco em suas experiências de inovação, arte pública, arquitetura e tecnologias interativas, como o Love Project, Criatura de Luz, Eu Estou, Pavilhão Dançante e Me conta um segredo.

Com o projeto ‘My heart beats like yours’, o estúdio Guto Requena conquistou o Architizer A+Awards 2019, premiação internacional que reconhece e valoriza o melhor da arquitetura e design no mundo. O projeto, que em português significa “Meu coração bate como o seu”, é um trabalho interativo, em grande escala, um híbrido de mobiliário público urbano e escultura, localizado na icônica Praça da República, em São Paulo.

 

Fotos: Divulgação