A criação de espaço conceito ganha cada vez mais forma no mundo corporativo e, de forma geral, a simplicidade e a funcionalidade estão ditando o modelo de arquitetura.

UNICRED SC/PR CRIA PROJETO DE AGÊNCIA CONCEITO PREMIUM PARA PADRONIZAR AS UNIDADES.


A criação de espaço conceito ganha cada vez mais forma no mundo corporativo e, de forma geral, a simplicidade e a funcionalidade estão ditando o modelo de arquitetura. O objetivo é criar uma identidade da empresa e refletir a personalidade dos clientes, além de oferecer modernidade e conforto para quem frequenta o ambiente.

Para acompanhar o mercado e protagonizar a modernização de instituições financeiras, a Unicred SC/PR criou um projeto de Agência Conceito Premium para padronizar as unidades com tecnologias inovadoras e arquitetura de ponta. Para ser conceitual, o pré-requisito da cooperativa foi incluir elementos considerados futurísticos, mas que já podem estar presentes em nosso cotidiano. A inovação começa na entrada da agência. O sistema de reconhecimento facial vai permitir a identificação imediata do cooperado assim que ele chegar. O novo prédio também será projetado para incentivar outras formas de uso da agência, que vão além das transações bancárias.

O modelo busca ainda transformar as agências em pontos de encontro e de cultura nas comunidades, com um espaço de entretenimento, conectado e pessoal. Para tanto, a planta baixa é bastante dinâmica e fluida, permitindo que o cooperado defina a melhor maneira de ser atendido e de desfrutar do espaço oferecido, podendo estacionar a bicicleta, guardar os seus pertences, acomodar pets no espaço friendly, realizar transações rápidas através dos ATM recicláveis, optar por entrar no Espaço Unicred ou mesmo usufruir de um pequeno ambiente de estar.

O grande centro do projeto esta em destaque por um piso diferenciado e uma iluminação zenital natural que compõe um espaço contemplativo, compartilhado com vegetação natural em meio a mesas online que podem ser para autoatendimento de questões relacionadas à cooperativa ou mesmo para responder aquele e-mail urgente. As telas interativas disponíveis na agência também dão celeridade para os procedimentos financeiros mais urgentes.

Com espaços multiuso, o ambiente poderá ser utilizado para palestras, workshops e exposições culturais. A proposta também inclui um espaço de coworking, com mesas amplas ou individuais e salas privativas para reuniões rápidas e informais, além de ambiente para degustar um café.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

FOTOS: Divulgação

SELEÇÃO


O projeto desenvolvido pelo Escritório Pulse Arquitetura, de Bento Gonçalves (RS), foi selecionado pela Unicred SC/PR depois de um concurso entre 15 escritórios de todo o Sul do país, com apoio de uma consultoria especializada.

As arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira apresentaram o trabalho para os membros da diretoria Executiva da Unicred SC/PR, que escolheram o modelo vencedor. Até o segundo semestre de 2018, a cooperativa pretende entregar as primeiras agências assinadas pelas arquitetas com o selo Conceito Premium.

 

DESAFIO ERA MANTER PECULIARIDADES REGIONAIS


O modelo foi apresentado aceitando um grande desafio para a cooperativa catarinense, que está expandindo o atendimento para o Paraná. A dificuldade estava em materializar isso de forma capilarizada, atendendo os dois estados e regiões com suas peculiaridades, sem perder a essência da cooperativa e resgatando o DNA da Unicred SC/PR, que é voltado para a área da saúde.

A meta foi criar um espaço que não seja apenas uma agência tradicional com mesas de atendimento e caixas, cinza e frio, mas criar um ambiente mais propício à consultoria, à interatividade e à comunicação. O foco desse novo local será a consultoria aos cooperados, em um ambiente ainda mais agradável e dinâmico, incentivando outras formas de uso da agência, que vão além das transações bancárias.

Por isso, as cores foram selecionadas com cuidado. As arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, responsáveis pelo projeto, afirmam que “a escolha das cores lembram materiais naturais, neutros, onde se utiliza réguas que lembram madeira remetendo ao conforto e aconchego e na área central dando destaque uma régua que lembra pedra natural”.

Toda a agência possui piso continuo sem saliências e é de material porcelanato, com grande resistência e durabilidade para alto fluxo de pessoas e facilidade de manutenção. Para o mobiliário, o material em MDF lembra madeira clara e tons neutros, escolhido também pela durabilidade e facilidade de manutenção.

Os móveis são desenhados especificamente para dar ergonomia e conforto aos usuários e dispostos de forma a permitirem uma circulação ampla. Em todos os setores e espaços haverá tomadas embutidas para carregar dispositivos eletrônicos.