Evento gratuito patrocinado pela Quantum Engenharia traz entre os principais assuntos a importância de uma iluminação pública inteligente.

Evento gratuito patrocinado pela Quantum Engenharia traz entre os principais assuntos a importância de uma iluminação pública inteligente.

Pensar no futuro que alia qualidade de vida atrelada a fatores como sustentabilidade, segurança e conectividade exige planejamento urbano. Com o propósito de estimular esse debate surgiu o evento Cidade Inteligente Agora – Transforme seu município em uma Smart City, que apresenta sua primeira edição nesta semana, nos dias 21 e 22, no Inaitec, em Palhoça/SC. A Quantum Engenharia é patrocinadora máster desta ação, que inicia às 8h até às 18h no dia 21, encerrando no dia 22 com almoço para convidados.

O evento gratuito irá reunir prefeitos, secretários, agentes públicos, empresários e estudantes para falar sobre formas inteligentes de se pensar em cidades. Entre os principais assuntos está a importância de uma iluminação pública inteligente, que será abordado no debate que acontece na quinta-feira, 21, a partir das 17h30 e irá apresentar dados concretos a respeito da implementação deste conceito. O palestrante será Laércio Brigido, gerente técnico de vendas responsável junto a Quantum Engenharia pela implementação da tecnologia de monitoramento de iluminação em Palhoça, com 2.000 pontos de telegestão e 10.000 pontos em Joinville.     

A partir da telegestão é possível ligar e desligar a luz de uma luminária específica e, até mesmo, de uma rua inteira. A tecnologia também emite um alerta quando uma luminária apresenta falha, o que facilita identificar o problema e enviar uma equipe para resolvê-lo.

“Essa ação exemplifica de maneira concreta a importância de se pensar em uma cidade inteligente, trazendo dados e informações relevantes para o evento, estimulando ideias para transformar municípios catarinenses em smart cities”,

explica o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho. 

Com quase 30 anos de experiência no setor, a Quantum gerencia sistemas e executa obras de iluminação pública para municípios. Com tecnologia de ponta e de forma eficiente, as operações realizadas pela empresa contemplam projetos que incluem desde serviços de call center para atendimento ao cidadão até a utilização de sistemas de telegestão.

“Por meio dessa tecnologia é possível também ter um acompanhamento em tempo real das luminárias de toda a cidade, otimizando o tempo, controlando intensidade luminosa, o que reduz o consumo e garante a economia, refletindo em uma prestação de serviço de qualidade para a população” complementa Gilberto. 

 

Em destaque: Município de Palhoça  |  Foto: Adriano Amado da Silva/Divulgação