O projeto prevê a criação da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) que, uma vez concretizado, nasceria com duas marcas e três unidades produtivas no Brasil, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O projeto prevê a criação da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) que, uma vez concretizado, nasceria com duas marcas e três unidades produtivas no Brasil.

Após vários meses de discussões e negociações, as cerve­ja­rias  Leuven­ e Schornstein ­assi­na­ram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, “MoU”), que indica a intenção de fusão entre as empresas e formação da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA). O propósito da união é oferecer aos consumidores o portfólio das duas marcas produzidas regionalmente, resultando em qualidade superior, frescor e preços mais competitivos.

“A ideia é inverter a lógica atual de microcervejarias com grande capacidade produtiva concentrada em um único local, e montar uma estrutura capilarizada, com fábricas de médio porte espalhadas pelo Brasil e distribuição otimizada”,

conforme explica Gustavo Barreira, CEO da Leuven.

Além disso, a união das operações traz sinergias e ganhos de escala imediatos.

“Essa união de forças e competências é mais um grande passo na história de mais de 13 anos da Schornstein no mercado brasileiro da cerveja artesanal, fortalecendo ainda mais a nossa posição como uma das cervejarias mais respeitadas do país”,

diz Luiz Selke, sócio da cervejaria catarinense. 

O próximo passo, agora, é uma captação pública de recursos pela Leuven, o que deve acontecer por meio de uma modalidade que a empresa entende bem, o equity crowdfunding, expandindo e fortalecendo sua comunidade, como uma das etapas da reorganização societária que vem pela frente. A Leuven pretende captar R$ 5 milhões em rodada pública de investimentos que será aberta no dia 8 de agosto, pela plataforma do Basement/Kria (www.kria.vc). O recurso será destinado a investimentos adicionais na CBCA. Na sequência, preparação dos documentos e negociações finais da fusão. 

O projeto também prevê a entrada de uma fábrica já em estágio de montagem na Bahia, consolidando, assim, três unidades, em três regiões: Sul, Sudeste, Nordeste. De acordo com os dois executivos, as fábricas produzirão os estilos das duas marcas, podendo ser criada uma terceira marca em breve.

“Estamos desenhando a arquitetura do portfólio da CBCA, trabalhando a estrutura e os pilares das marcas e em breve poderemos lançar uma terceira marca para atuar em um layer diferente das duas atuais. Ou, quem sabe, trazer mais uma cervejaria para este projeto”, vislumbra Gustavo.

Em destaque: Nova fábrica da Schornstein  |  Foto: Divulgação