Uma das características que definem o segmento de luxo é a pluralidade. Da gastronomia à hotelaria ou da indústria automotiva ao setor náutico, é tarefa fácil encontrar marcas especializadas na criação de produtos destinados aos mais altos níveis de exigência.

Uma das características que definem o segmento de luxo é a pluralidade. Da gastronomia à hotelaria ou da indústria automotiva ao setor náutico, é tarefa fácil encontrar marcas especializadas na criação de produtos destinados aos mais altos níveis de exigência.

Existe, porém, dentro da economia global, um setor de mercado cuja relação com o universo do alto padrão é tão íntima que, muitas vezes, ambas as áreas se confundem: a moda. Isso fica claro na medida em que percebemos que grifes como Louis Vuitton, Gucci e Hermès são, ao mesmo tempo, ícones do setor fashion e do mercado de luxo.

Entre os dias 19 e 21 de setembro a cidade de Camboriú foi sede da quarta edição do evento O Negócio da Moda que, além de promover o intercâmbio de informações e a geração de negócios, foi o cenário perfeito para o compartilhamento de conhecimento.

O evento reuniu profissionais de excelência em suas áreas que através de palestras e painéis temáticos debateram uma ampla variedade de assuntos como a sustentabilidade social e ambiental, as estratégias de marketing ideais para fazer sucesso no mercado nacional e a utilização do e-commerce como ferramenta para alavancar as vendas.

No segundo dia do evento, fui convidada a ministrar a palestra O Mercado de Luxo Entre o Sonho e a Realidade. Foi uma experiência verdadeiramente empolgante dividir informações teóricas e práticas com um público atentamente interessado. No conteúdo apresentado destaquei através de exemplos como as principais grifes de moda do planeta fazem para conquistar seus clientes e, consecutivamente, ampliar suas vendas e resultados.

Um dos pontos altos do ONDM 2018 foi justamente a oportunidade de reunir em um mesmo espaço profissionais do setor fashion, players do mercado, estudantes, empreendedores e um público apaixonado por moda. Quem participou do evento teve a chance de compreender de maneira efetiva que antes das modelos desfilarem as inovadoras coleções nas principais passarelas do mundo, é necessário uma cadeia produtiva imensa de trabalho, talento e dedicação.

O mundo da moda é fascinante e este é mais um adjetivo que o aproxima do setor de luxo. Em ambos os casos, os profissionais vivem a realidade para que os clientes, consumidores e todos os fashionistas vivam seus momentos de sonho.

* Manu Berger, colunista mercado de luxo.