A proposta de cidade criativa, que inclui prioridade ao pedestre, espaços públicos atraentes e seguros, sustentabilidade, convivência e criatividade, é um norte para a Cidade Pedra Branca.

Espaço começa a funcionar no sábado (1º/12) e terá entre as atrações pista para prática de pump track


A proposta de cidade criativa, que inclui prioridade ao pedestre, espaços públicos atraentes e seguros, sustentabilidade, convivência e criatividade, é um norte para a Cidade Pedra Branca. Hoje, o bairro-cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, é um dos principais exemplos de cidade criativa do país, sendo o primeiro projeto da América Latina a participar do programa Clima Positivo da Fundação Clinton (EUA). São cerca de 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 6 mil estudantes utilizando a infraestrutura uma que alia moradia, trabalho, estudo e lazer, promovendo qualidade de vida.

“Acreditamos numa cidade feita para as pessoas, aberta ao convívio e a troca de ideias. Sobretudo que gere conexões entre áreas, pessoas e novos negócios”, afirma Marcelo Gomes, presidente da Cidade Pedra Branca.

Uma das grandes realizações desse conceito, como também destaca o executivo, é o Passeio Pedra Branca, shopping a céu aberto que se tornou ponto de encontro por onde circulam 100 mil pessoas por mês. São mais de 40 operações, incluindo lojas, serviços, além de diversificadas e qualificadas opções gastronômicas à disposição de moradores, estudantes e trabalhadores da região, bem como dos muitos visitantes que aproveitam para curtir esse lugar com características singulares. Durante todo o ano, o espaço se propõe a estimular o bom uso dos espaços públicos, num cronograma de eventos que estimulam o lazer e momentos ao ar livre.

E esse é justamente o foco da mais recente iniciativa que está agitando o shopping a céu aberto da Grande Florianópolis. Trata-se da Arena Pedra Branca, um espaço esportivo ao ar livre, com 4 quadras de areia: futevôlei, vôlei e beach tennis, além de 2 slacklines. Também estão associadas a toda essa estrutura, pistas de mountain bike e pump track, para os adeptos de ciclismo esportivo. E tudo está acessível gratuitamente, diariamente, das 9 às 21h.

Um dos pontos altos da iniciativa é a pista de pump track, inédita até então no Estado. É um estilo de pista para ciclismo cujo percurso tem “lombadas” ou “rollers”, possibilitando a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais. São espaços bastante procurados por atletas profissionais para treinamento, por ajudarem no desenvolvimento da consciência corporal e facilitar a adaptação às condições de terreno das trilhas, absorvendo impactos e promovendo aceleração com menor desgaste.

“A Arena estará funcionando durante todo o ano, como um convite para aproveitar os dias mais longos de verão e os finais de semana ao ar livre. É um espaço democrático e com opções para com amigos ou a família, no total espírito de convivência e compartilhamento que está no conceito do bairro-cidade”, reforça a gestora de marketing da Cidade Pedra Branca Clarice Mendonça de Oliveira.

 

ONDE ENCONTRAR

www.passeiopedrabranca.com.br

 

Política do uso do espaço

– A Arena Pedra Branca funciona entre às 9h e 21h
– Os frequentadores devem portar seu material esportivo específico, bem como é recomendado o uso de roupa adequada;
– A utilização das quadras de areia se dá por sistema de rodízio, respeitada a ordem de chegada;
– O tempo de uso das quadras de areia é limitado em 1 hora por grupo;
– As quadras são exclusivamente destinadas à prática esportiva.

 

Em destaque: Passeio Pedra Branca, onde circulam cerca de 100 mil pessoas por mês. Foto: Divulgação