Contrariando a regra, uma casa especializada em fondue faz sucesso o ano inteiro, supera o problema de sazonalidade do cardápio e alcança números impressionantes: o Indaiá Restaurante, em Itapema, serviu mais de 30 mil sequências de fondue em 2017 e alcançou incremento de 17% no faturamento em relação ao ano anterior.

INDAIÁ RESTAURANTE, EM ITAPEMA, COMPROVA QUE FONDUE NÃO É “COMIDA DE INVERNO” E PROJETA CRESCIMENTO DE 20%


Contrariando a regra, uma casa especializada em fondue faz sucesso o ano inteiro, supera o problema de sazonalidade do cardápio e alcança números impressionantes: o Indaiá Restaurante, em Itapema, serviu mais de 30 mil sequências de fondue em 2017 e alcançou incremento de 17% no faturamento em relação ao ano anterior.

Os bons resultados deram início a um plano de expansão, que incluiu a abertura do Blackpot Fondue Restaurant e da Indaiá Eventos, o primeiro em Florianópolis e, o segundo, utilizando a estrutura do restaurante em Itapema. Para 2018, a expectativa é continuar crescendo.

“Nossa receita deve ter incremento de 20%, sendo 65% do restaurante e 35% da área de eventos”, afirma o sócio Gabriel Piffer. “Até 2021, nosso planejamento prevê R$ 1,7 milhão em investimentos”. Os números não incluem o resultado esperado para o Blackpot.

O projeto de montar um restaurante começou a ser formulado em 2002 e a inauguração aconteceu cinco anos depois, com a parceria entre os irmãos Gabriel e Gustavo, chef que deu início aos pratos e supervisiona a cozinha.

A ideia surgiu a partir do imóvel que já possuíam, no alto da cidade de Itapema, com um visual que é impossível passar despercebido. Aliaram isso ao conhecimento do sócio chef de cozinha, que buscou os melhores produtos e variadas combinações de fondue, para oferecer uma experiência gastronômica completa.

A princípio, o restaurante Indaiá se tratava de um negócio familiar, gerido mais por instinto do que planejamento.

“Quando tudo começou a expectativa era de atender um fluxo pequeno e somente aos fins de semana. A demanda foi organicamente crescente e estruturando o negócio”, lembra Gabriel.

Até que em 2013 o restaurante registrou crescimento 33% maior do que no ano anterior.

“Atualmente existem planos de negócio para cada cinco anos, que contemplam ações estratégias e metas de resultado para a equipe de trabalho e empresa”.

Um dos segredos é oferecer opções de ingredientes de acordo com a época do ano, mantendo o fluxo de clientes inclusive na alta temporada: O Festival de Verão, por exemplo, traz como opção salgada frutos do mar (camarão, lula, marisco e salmão) e, na doce, frutas da estação e sorvete.

A ideia deu tão certo que os sócios sentiram a necessidade de expandir para a capital. Em maio de 2017 foi inaugurado o Blackpot Fondue Restaurant, com a mesma proposta do Indaiá, localizado em um casarão tombado na região central de Florianópolis. Já a Indaiá Eventos está preparada para atender diferentes tipos de cerimônias, de 50 a 450 pessoas e, atualmente, são mais de 30 casamentos negociados todos os meses.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Fondue de verão: camarão, lula, marisco e salmão no cardápio.